Transposição e Modulação no Sistema Tonal - Parte 1
Transposição
Transpor é escrever ou executar em tonalidade diferente da original.


Modulação
No sistema tonal, modular é mudar de tonalidade.

Pode haver modulação e não haver mudança de centro tonal, por exemplo, uma peça que começa em Dó menor e termina em Dó Maior não representa mudança de centro tonal, pois, a tônica permanece a mesma.

A modulação pode ser de forma direta, por nota ou acorde comum. Geralmente é utilizada uma nota ou acorde comum às duas tonalidades, a nota ou acorde comum serve como uma articulação ou pivô.

Exemplo de modulação de forma direta


Exemplos de modulação por nota ou acorde pivô






As modulações mais comuns e mais simples são para tonalidades mais estreitamente relacionadas com a tonalidade principal: a maior ou menor relativa, a dominante e suas tonalidades relacionadas e a subdominante e suas tonalidades relacionadas.

Observação: analise o exemplo abaixo




Na música eletrônica, modulação refere-se ao recurso que visa à obtenção de determinado efeito musical por meio de processamento eletrônico da frequência de um sinal.

REFERÊNCIAS
KOSTKA, S. Harmonia Tonal: com uma introdução à música do século XX. Tradução de Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira. Título original: Tonal Harmony: with an introduction to twentieth-century music. 6ª ed. 2012. 498 p.

SADIE, S. Dicionário Grove de Música. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro : Zahar, 1994. 1060 p.

Copyright © 2010 Asas da Alva Publicidade e Consultoria Pedagógica LTDA - Webmaster : Flaviandekson P. Teixeira