TEORIA MUSICAL




CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Acústica Musical
Acústica Instrumentos Musicais: Ponto de Vista Físico
Altura Instrumentos Musicais: Classificação
Arte e Ciência Periodicidade e Pulso
Cognição e Percepção Som e Silêncio 1
Durações e Alturas Som e Silêncio 2
Harmônicos Som e Suas Características
   
CONTEÚDO COMPLEMENTAR - História
A Herança Antiga Civilização greco-latina
A Notação Escalas, Cantochão e Modo
Acústica Musical: Antiguidade Do Sistema Modal Eclesiástico ao Tonal
Acústica Musical: Idade Média Nome das Notas Musicais
Acústica Musical: Renascença Notação Musical
Acústica Musical: Século Dezessete O Sistema Musical dos Gregos
Acústica Musical: Século Dezoito O Sistema Musical Grego
Acústica Musical: Século Dezenove Pauta Musical - Parte 2
Acústica Musical: Século Vinte Reforma Gregoriana
   
CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Textos em Geral
A Arte dos Ruídos Harmonia
Arte e Música Indicações de Andamento e Expressão
Baixo Miragens de Uma Definição
Cordofones Friccionados Música Nova no Brasil do Fim de Milênio
Dança Parte
Dedilhado ou Digitação Pizzicato
Desenvolvendo o Baixo do Acompanhamento Quiálteras - Parte 1
Escultura Sonora Textura
Extensão e Tessitura Transposição e Modulação - Parte 1
   
CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Contraponto
1. Introdução 3. Contraponto: A Evolução
2. Modos Eclesiásticos: A Evolução 4. A Renascença

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Leitura Rítmica
1. Leitura Rítmica 1 4. Leitura Rítmica 4
2. Leitura Rítmica 2 5. Ligadura e Ponto de Aumento
3. Leitura Rítmica 3 6. Quiálteras - Tercinas

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Canto
TEXTOS
1. Respiracão 4. Classificação
2. Voz 5. Vocalizes
3. Impostação 6. O Cantor e Sua Voz

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Partituras para Violão
MÚSICAS
1. Fazemos Parte da Linda História 11. Romance de Amor 1
2. Greensleeves 1 12. Romance de Amor 2
3. Greensleeves 2 13. Se Tu Quiseres Crer
4. Jesus Alegria dos Homens 14. Sons de Carrilhões
5. Libertador 15. Sou Feliz
6. Menuet - Bach 16. Toada - Acompanhamento
7. Minueto - Krieger 1 17. Toada - Melodia
8. Minueto - Krieger 2 18. Tua Presença é Real
9. Noite Feliz 19. Hino à Alegria
10. Primeira Valsa  
ESTUDOS
1. Primeiras notas na pauta 1 5. Estudo em Mi menor 1b
2. Primeiras notas na pauta 2 6. Estudo em Mi menor 2
3. Primeiras notas na pauta 3 7. Estudo em Sol Maior 1
4. Primeiras notas na pauta 4 8. Poco Andante

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Partituras para Contrabaixo
MÚSICAS
1. Aonde Quer Que For Eu o Sigo 6. O Leãozinho
2. Clarear 7. Promessa
3. Lembra de Mim 8. Uns
4. Libertador 9. Fingerstyle Funk
5. O Amor sem Deus é Passageiro 10. Conteúdo
EXCERTOS
1. Awesome God 4. Se Não For Pra Te Adorar
2. Frank Gambale 1 5. Smells Like Teen Spirit
3. Frank Gambale 2 6. Excertos técnicos
ESTUDOS
1. Exercício em Oitava - 1 6. Notas Abafadas 2
2. Exercício em Oitava - 2 7. Notas Abafadas 3
3. Exercício em Oitava - 3 8. Notas Abafadas 4
4. Exercício em Oitava - 4 9. Notas Abafadas 5
5. Notas Abafadas 1  

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Partituras para Piano/Teclado
MÚSICAS
1. Primeira Música 10. Fonte
2. Awesome God - 1 11. Fazemos Parte
3. Awesome God - 2 12. Estilo Judaico
4. Mais Perto Quero Estar - 1 13. Ave Maria
5. Mais Perto Quero Estar - 2 14. Vamos Fugir
6. Mais Perto Quero Estar - 3 15. Fui Liberto da Condenação
7. Hino à Alegria - 1 16. Até Ver Você
8. Hino à Alegria - 2 17. Uns
9. Minueto - Krieger  
ESTUDOS
1. Exercícios 1 4. L. Benoit - Exercício 1
2. Patinação no Gelo 5. Carlo Czerny 1
3. A Velha Roda de Moinho 6. Carlo Czerny 2

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Melodias Cifradas
1. Bendito Seja Sempre o Cordeiro  

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Partituras para Flauta
MÚSICAS
1. Fazemos Parte 4. O Tempo
2. Frère Jacques 5. Sou Feliz
3. Mary Had a Little Lamb 6. Tu Vives Entre os Querubins

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Partituras para Bateria
MÚSICAS
1. Come As You Are 4. Sing Out
2. Frank Gambale 5.Smells Like Teen Spirit
3. God With us  
ESTUDOS
1. Legenda 5. Exercícios - 3
2. Exercícios - 1a 6. Exercícios - 4
3. Exercícios - 1b 7. Single Paradiddle
4. Exercícios - 2 8. Single Stroke e Paradiddle

CONTEÚDO COMPLEMENTAR - Arquivos diversos
Folha Pautada (pentagrama) Análise harmônica - Suíte n°1
   
BIBLIOGRAFIA

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. 5ª ed. São Paulo : Martins Fontes, 2007. 1026 p.

ADLER, Samuel. The Study of Orchestration. 3rd ed. New York : Norton, W. W. & Company, Inc., 2002. 839 p.

AEBERSOLD, Jamey. Como Improvisar Jazz e Tocar. 6ª ed. vol. 1. 103p.

ANTUNES, Jorge. Notação na Música Contemporânea. Brasília : Sistrum, c 1989. 182 p.

ANDRADE, P.E. Uma abordagem evolucionária e neurocientífica da música. Neurociências. 1 (1): 21-33, 2004.

ARENDT H. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. 5ª ed. São Paulo : Perspectiva, 2001. 350 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 81 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998. 253 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998. 110 p.

BENJAMIM, Cleide Dorta. Contraponto atonal. EDUFRN - Editora da UFRN, 2002. 184 p.

BERKLEY, Rebecca et al. Manual Ilustrado dos Instrumentos Musicais. Traduzido por Denis Koishi e Danica Zugic. São Paulo : Irmãos Vitale, 2009. 416 p.

CANDÉ, Roland de. História universal da música. Tradução: Eduardo Brandão. 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2001. Vol 1 - 640 p., Vol 2 - 512 p.

CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Modal: manual prático. 2ª ed. Porto Alegre : Evangraf, 2006. 133 p.

COLOMER, Teresa. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Trad. Fátima Murad – Porto Alegre : Artmed, 2002. 196 p.

DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo : Ed. 34, 2004. 384 p.

FONTERRADA, Marisa T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª ed. São Paulo : UNESP, 2008. 364 p.

FUBINI, E. Estética da Música. Tradução Sandra Escobar. Lisboa : Edições 70, 2008. 183 p. (Convite à Música)

GREEN, Lucy. 1997. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. Oscar Dourado (Tradução). Revista da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM. Número 4, setembro, páginas 25-36.

GROUT, Donald J. ; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Tradução: Ana Luísa Faria. 1ª ed. Lisboa : Gradiva, 1994. 778 p.

HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 1130 p.

H.J. Koellreutter, Hans Joachim. Contraponto modal do século XVI: Palestrina / H.J. Koellreutter. Brasília, DF : Musimed Editora, 1996. 85 p.

JACQUES, Mário Jorge. Glossário do Jazz. 2ª ed. São Paulo : Biblioteca 24horas, 2009. 538 p.

KOSTKA, S. Harmonia Tonal: com uma introdução à música do século XX. Tradução de Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira. Título original: Tonal Harmony: with an introduction to twentieth-century music. 6ª ed. 2012. 498 p.

LEVITIN, Daniel J. A Música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. 364 p.

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 6ª ed. ampl. e atual. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005. 550 p.

MARTINEZ, Emanuel. Regência Coral: princípios básicos. 1ª ed. Curitiba : Colégio Dom Bosco, 2000. 222 p.

MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª. ed. rev. e ampl. Brasília, DF : Musimed, 1996. 420 p.

MELLO, M. Harmonia Avançada. Apostila (I Festival de Música de Ourinhos – 2001), revisão 2006.

MENEZES, Flo (org.). Música Eletroacústica, Histórias e Estéticas. São Paulo : Edusp. 1996. 279 p.

MIRANDA, Clarice; JUSTUS, Liana. Orquestra - Histórico, Regência e Instrumentos. Curitiba : Ed.Solar do Rosário, 2011, 180 p.

MUSZKAT, M; Correia, CMF; Campos, SM. Música e Neurociências. In: Revista de Neurociências. 2000; 8 (2): 70-75.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações e ondas, Calor. 4ª ed. revista. São Paulo : Edgard Blücher, 2002. 314 p.

PETRAGLIA, Marcelo. (Org). A música na escola. Ministério da Cultura e Vale, 2012. <Disponível em: http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf>. Acesso em: 20 de Junho de 2012.

SADIE, S. Dicionário Grove de Música. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro : Zahar, 1994. 1060 p.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seincman. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. 136 p.

________. Harmonia. Tradução e notas de Marden Maluf. São Paulo : UNESP, 2001. 577 p.

SCHURMANN, Ernst F. A Música Como Linguagem: uma abordagem histórica. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. 186 p.

SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Tradução Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina : EDUEL, 2008. 384 p.

STRAUS, Joseph N. Introdução à Teoria Pós-tonal. Tradução: Ricardo Mazzini Bordini. 2ª edição, 2000. 248 p.

SUBIRÁ, J. História de la Música. Barcelona, Madrid : Salvat Editores, S.A. 1958. 410 p.

TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto: Uma Arte de Compor. 2ª ed. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 2002. 266 p.

TOMÁS, Lia. Música e Filosofia: estética musical. São Paulo : Irmãos Vitale, 2005. 96 p.

WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. Uma outra história das músicas. 2ª ed. São Paulo : Companhia das Letras, 1999, 285 p.
Copyright © 2010 Asas da Alva Publicidade e Consultoria Pedagógica LTDA - Webmaster : Flaviandekson P. Teixeira